25 de janeiro de 2007

Sintoma de saudade.




Arrisco-me a diagnosticar: sintoma de saudade.Lembranças que tomam contam da minha cabeça e desnorteiam meu agir.Eu sei porque isso tem acontecido.É que nos últimos tempos,o presente tem sido "meio de gregro".Sinto falta dos meus amigos como jamais senti.Sinto falta de colo,de afago,de proteção.Fico me protegendo atrás dessa mulher moderna e independente e acabo por me sentir muito longe daquilo que realmente sou.
Deveria,talvez,me sentir mal por estar me expondo dessa maneira...Poderia até sentir-me mal se não soubesse que a diferença entre mim e os outros é que eu sinto e falo e os outros sentem e calam.Eu estou um pouco cansada das responsabilidades que tive que assumir muito cedo.Queria mesmo é ter passado mais tempo sob os braços dos meus verdadeiros amigos.Até sinto saudade das brigas que só hoje fazem sentido.
Não é uma questão de fraqueza - é uma questão de "franqueza de fragilidade".Tenho meus medos que me perseguem e que me afligem pelo peso de escolher certo.Obrigo-me a sempre acertar e erro por insistir em acreditar nesse poder não humano.Queria ouvir opiniões,queria apoio nas minhas decisões.Sinto-me sozinha para decidir sobre tanto de tudo...
Exijo-me a ser correta,exijo-me a perfeição.Tenho acabado meus dias esgotada de tanta tensão.Talvez esteja sentindo isso por ter me acostumado a ouvir o próximo longe do que eu realmente desejava...Diante disso,assumir o meu desejo poderia ser um sofrimento.Desaprendi a saber o que realmente representa o que quero porque tudo ficava tão misturado que minha individualidade desaparecia no meio de tanta gente.
A saudade que me aflige é da forma como as coisas eram encaradas,da simplicidade como já resolvi meus problemas e da comodidade de ter meus amigos disponíveis para o que desse e viesse.Tenho saudade da minha vida criança onde minhas preocupações giravam em torno do que faríamos à tarde quando as aulas já haviam terminado e a turma se reunia.
Sintoma de saudade é dor no peito,é choro fácil.É sonhar um reencontro,é acreditar que para isso o tempo voe.Estou numa reforma interior e isso requer muita paciência para quebrar o que impede a mudança e reconstruir novas pontes.Entretanto, olhar para os lados tem sido doloroso pelo vazio da saudade daqueles a quem amo...
Sintoma de saudade é ouvir músicas que relembram épocas,é sentir cheiros que nos carregam emoções,é reviver cenas.Pego-me reservando minutos do dia para dedicar-me a esses momentos que não voltam,mas me levam para o "bem passado"....
Sintoma de saudade é imaginar que a cada dia um dia tenho a menos.É lembrar que a velhice é certa e que não há negociação com a idade.Sintoma de saudade é de dor adoecida pela falta da presença,pela falta da falta.Sintoma de saudade causou em mim a doença da solidão.


Cristina Hahn.
Foto por: Teresa Sá.

Nenhum comentário: